Confira as etapas do processo de aplicação de portas e janelas desse material!
O método de instalação de uma esquadria de PVC é conhecido como método de fixação misto, porque utiliza fixação mecânica (parafusos) e química (silicone e espuma expansiva), garantindo assim que as propriedades termoacústicas e de vedação não se percam pelos vãos deixados entre a janela e a parede, segundo a Aspec PVC. Confira abaixo as etapas:
FIXAÇÃO DOS MARCOS:
Os marcos (quadros que são fixos na alvenaria e servem de suporte para o funcionamento das folhas ou, no caso de requadros fixos, para os vidros) são fixados na alvenaria com buchas e parafusos de aço galvanizado. Não é necessário o uso de contramarcos.
A fixação dos marcos pode ser alinhada pela face externa da parede, pela face interna da parede ou meio do vão. Tecnicamente, o alinhamento da esquadria quanto ao vão é indiferente, porém o acabamento das esquadrias alinhadas por dentro tende a ficar mais harmônico.
APLICAÇÃO DE ESPUMA DE POLIURETANO:
É aplicado em todo o perímetro do marco, utilizando-se um aplicador adequado, uma camada de espuma de poliuretano.
A função da espuma de poliuretano é preencher qualquer espaço vazio que exista entre o marco e a alvenaria. Diferentemente do que se supõe a função da espuma não é fixar nem vedar a esquadria, é apenas preencher o espaço deixado pelas folgas necessárias para a boa instalação das esquadrias.
INSTALAÇÃO DAS FOLHAS:
Estando o marco devidamente fixo na alvenaria chega-se ao momento onde as folhas ou vidros especiais são instalados e fixados, formando enfim o conjunto da esquadria completa.
APLICAÇÃO DE SILICONE:
Após a esquadria estar totalmente funcional, é preciso certificar que não haverá passagem de água ou vento entre o marco e a alvenaria. Por isso, aplica-se tanto na parte interna quanto externa do marco uma camada de silicone ou rejunte branco que irá garantir a perfeita vedação entre as superfícies da esquadria e da parede, peitoril, soleira ou piso.
Fontes: Aspec PVC e 1ª Linha